FSSC 22000 é um Esquema de Certificação de Gestão de Segurança Alimentar, administrado pela Fundação FSSC 22000 e governado por um Conselho de Partes Interessado independente, composto por representantes de diversos setores da indústria de alimentos. A FSSC 22000 é usada para controlar os riscos de segurança alimentar.
Os requisitos da Certificação de Segurança Alimentar fornecem um sistema rigoroso para gerenciar os riscos de segurança alimentar e fornecer produtos seguros para uso por empresas da indústria de alimentos.
FSSC 22000 é uma certificação de segurança alimentar reconhecida pela GFSI . Isso permite que seus clientes tenham confiança em seu programa de segurança alimentar e saibam que você possui um sistema rigoroso de segurança alimentar implementado.
Quais são os benefícios?
Gestão de risco
Em primeiro lugar, a construção do seu sistema de gestão da segurança alimentar fornecerá à sua empresa uma gestão eficaz dos perigos da segurança alimentar, criando um ambiente capaz de produzir produtos seguros e um sistema de gestão para gerir, monitorizar, validar e melhorar continuamente o sistema.
Manter os clientes atuais
As estatísticas mostram que aproximadamente 1 em cada 4 empresas certificadas estão solicitando aos seus fornecedores que obtenham a certificação. As chances são de que, se você ainda não foi convidado, será convidado em um futuro próximo. Começar sua certificação pode ajudá-lo a se manter competitivo e qualificado para trabalhar com seus clientes atuais.
Aumente seu alcance de mercado
Grandes varejistas e fabricantes ou processadores multinacionais também estão exigindo a certificação de seus fornecedores. A Certificação FSSC 22000 significa que você está qualificado para fornecer essas organizações ou seus fornecedores, abrindo um grande mercado para seus produtos.
Prepare-se para novos regulamentos
Países em todo o mundo estão fazendo mudanças nas regulamentações de segurança alimentar, incluindo os Estados Unidos e sua Lei de Modernização da Segurança Alimentar (FSMA). A versão mais recente, Edição 8, prepara sua organização para atender a muitos ou à maioria dos requisitos da FSMA.
Por que FSSC 22000?
O Sistema FSSC 22000 foi projetado para fornecer às empresas do setor de alimentos uma certificação de sistema de gestão de segurança de alimentos baseada na ISO, reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI). O reconhecimento pela GFSI fornece reconhecimento e aceitação mundial por fabricantes e varejistas de alimentos. A FSSC 22000 define os requisitos para processos integrados que trabalham juntos para controlar e minimizar os riscos de segurança alimentar. O FSSC 22000 é um esquema de certificação de rápido crescimento e já emitiu mais de 22.500 certificados em todo o mundo.
Uma vez que uma instalação implementa processos que atendem a todos os requisitos da FSSC 22000, ela pode ser certificada pela FSSC 22000. O programa de certificação é gerenciado pela Foundation for Food Safety Certification
Sistema de Gestão de Segurança Alimentar FSSC 22000
O sistema FSSC 22000 usa uma abordagem de sistemas de gestão para segurança alimentar, usando a ISO 22000 para os requisitos do sistema de gestão e as Normas Técnicas ISO (para requisitos do programa de pré-requisitos). O sistema de gestão de segurança alimentar integra-se perfeitamente com outros sistemas de gestão, como ISO 9001 e ISO 14001.
Requisitos do Programa de Pré-requisitos (PRP) do FSSC 22000
Programas de pré-requisitos são programas e práticas implementados para abordar o papel que o ambiente de produção desempenha na produção de produtos alimentícios seguros.
A FSSC 22000 exige que a organização estabeleça programas de PRP para controlar a probabilidade de introdução de contaminação no ambiente de trabalho. Existem diferentes requisitos de PRP, dependendo do seu setor:
ISO/TS 22002-1: Processamento de Alimentos
ISO/TS 22002-2: Catering
ISO/TS 22002-3: Agricultura
ISO/TS 22002-4 Fabricação de Embalagens de Alimentos Requisitos
A Auditoria de Certificação FSSC 22000
A auditoria de certificação e as auditorias de supervisão adotam uma abordagem de sistemas de gestão, com uma auditoria baseada em processo em vez de uma auditoria baseada em checklist. As auditorias determinam se o seu FSMS atende aos requisitos do padrão FSSC 22000, se o fizer, sua organização é recomendada para certificação. Caso contrário, você precisará fazer melhorias no sistema antes de obter a certificação. Não há pontuação ou nota da auditoria.
A Global Food Safety Initiative (GFSI) é uma divisão do Consumer Goods Forum e uma colaboração de varejistas, fabricantes e empresas de serviços de alimentação que vem trabalhando na harmonização dos padrões de segurança alimentar. A GFSI compara os vários padrões de segurança alimentar em relação a um conjunto básico de critérios. Os padrões que atendem aos critérios são reconhecidos. Muitos grandes varejistas e fabricantes estão solicitando que seus fornecedores se registrem em um esquema reconhecido pela GFSI. Um dos padrões referenciados é o FSSC 22000, que, como afirmamos acima, utiliza a ISO 22000 para os requisitos de sistemas de gestão.
O que é ISO 22000? A International Organization for Standardization (ISO) desenvolveu um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar seguindo um formato semelhante ao da conhecida norma de qualidade ISO 9001. A norma do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar é a ISO 22000. A norma é aplicável a qualquer empresa da indústria alimentar, desde agricultores, fabricantes e transportadores para embaladores e varejistas. O registro ISO 22000 é reconhecido mundialmente e está crescendo em popularidade.
No entanto, a Certificação ISO 22000 não é reconhecida pela GFSI e o reconhecimento da GFSI está desempenhando um papel importante na Certificação de Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar. Para resolver isso, a Foundation for Food Safety Certification criou o esquema FSSC 22000. Ao usar o padrão ISO 22000, adicionando os requisitos do Programa de Pré-requisitos e alguns requisitos gerais, a Fundação criou um esquema baseado no ISO 22000 que foi comparado e reconhecido pelo GFSI.
0 Comentários