A ISO 22000 é um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar que pode ser aplicado a qualquer organização da cadeia alimentar, do campo ao prato. A certificação da ISO 22000 permite que uma empresa mostre aos seus clientes que possui um sistema de gestão de segurança alimentar implementado. Isso proporciona a confiança do cliente no produto. Isso está se tornando cada vez mais importante à medida que os clientes exigem alimentos seguros e os processadores de alimentos exigem que os ingredientes obtidos de seus fornecedores sejam seguros.
A Organização Internacional para Padronização (ISO) desenvolveu a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar: ISO 22000. A ISO e seus países membros usaram a abordagem do Sistema de Gestão da Qualidade e a adaptaram para aplicar à Segurança Alimentar, incorporando os princípios HACCP amplamente utilizados e comprovados e Princípios de Fabricação (endereçados pelos Programas de Pré-requisitos na ISO 22000 ).
A norma tem requisitos para processos e procedimentos de Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar e exige que a organização implemente programas de pré-requisitos e HACCP.
Ao contrário de alguns outros programas de Certificação de Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos (por exemplo, FSSC 22000 e SQF ), a ISO 22000 não possui requisitos específicos para programas de pré-requisitos (PRPs), mas exige que a organização identifique e implemente os programas apropriados. Isso o torna mais flexível, e organizações de alimentos de qualquer tipo podem implementar e ser certificadas pela ISO 22000.
Os processadores e fabricantes de alimentos podem usar a especificação técnica ISO/TS 22002-1 para desenvolver seus programas de PRP. Ele descreve os requisitos para programas de PRP que são aplicáveis a essas organizações. Os requisitos descritos são amplamente aceitos e são equivalentes aos requisitos da PAS 220, a especificação publicamente disponível usada junto com a ISO 22000 para o esquema de certificação FSSC 22000.
A ISO 22000 não é um padrão de referência da Global Food Safety Initiative (GFSI). Isso significa que, se sua base de clientes ou mercado estiver procurando por um padrão reconhecido pela GFSI, você deve consultar o FSSC 22000, que é o mais semelhante ao ISO 22000 ou a um dos outros esquemas de certificação reconhecidos pela GFSI.
O que a ISO 22000 exige?
A ISO 22000 exige que você construa um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar. Isso significa que você terá um sistema documentado e totalmente implementado em toda a sua instalação que inclui:
- Programas de pré-requisitos eficazes em vigor para garantir um ambiente sanitário limpo
- Um Plano de Análise de Perigos e Controle Crítico desenvolvido para identificar, prevenir e eliminar os perigos de segurança alimentar,
- Estabelecer processos documentados do sistema de gestão de segurança alimentar para gerenciar a segurança alimentar em toda a sua organização – desde aspectos de gerenciamento e planejamento de negócios até comunicação e operações diárias que afetam a segurança alimentar.
A norma ISO 22000 contém os requisitos específicos a serem abordados pelo Sistema de Gestão de Segurança Alimentar. A norma exige processos do sistema de gestão da segurança alimentar, incluindo:
- Ter uma Política de Segurança Alimentar global para a sua organização, desenvolvida pela gestão de topo. Estabelecendo objetivos que direcionarão os esforços de sua empresa para cumprir esta política.
- Planejar e projetar um sistema de gerenciamento e documentar o sistema.
- Manter registros do desempenho do sistema.
- Estabelecer um grupo de indivíduos qualificados para compor uma Equipe de Segurança Alimentar.
- Definir procedimentos de comunicação para garantir uma comunicação eficaz com contatos importantes fora da empresa (reguladores, clientes, fornecedores e outros) e para uma comunicação interna eficaz.
- Ter um plano de emergência.
- Realização de reuniões de revisão de gestão para avaliar o desempenho do SGSA.
- Fornecer recursos adequados para a operação eficaz do SGSA, incluindo pessoal devidamente treinado e qualificado, infraestrutura suficiente e ambiente de trabalho adequado para garantir a segurança alimentar.
- Implementação de Programas de Pré-requisitos. Seguindo os princípios HACCP.
- Estabelecimento de um sistema de rastreabilidade para identificação do produto.
- Estabelecer um sistema de ação corretiva e controle de produto não conforme.
- Manter um procedimento documentado para lidar com a retirada do produto.
- Controlar dispositivos de monitoramento e medição.
- Estabelecer e manter um programa de auditoria interna.
- Atualizar e melhorar continuamente o SGSA.
0 Comentários